domingo, 7 de novembro de 2010

Viagens

Acho que uma das melhores coisas de estar aqui é a facilidade de viajar. É impressionante como que uma viagem de 2/3 hrs pode te levar pra um lugar totalmente diferente, com uma cultura diferente, língua diferente, povo diferente.
Semana passada foram as férias de outono. O que é extremamente bizarro. Pois nossas aulas começaram em outubro e com menos de um mês já temos férias!!.. Enfim, como não somos nada bobos, viajamos .. e muito!
O primeiro país foi Alemanha. Essa foi uma viagem organizada pela própria escola. Tem tipo um grêmio que faz um pouco de tudo por aqui. E todo ano eles organizam viagens que saem por um preço bastante em conta, bem mais barato do que vc pagaria indo por conta própria. Mas é meio independente. Chegando lá, cada um faz o que bem entender. Fomos eu, a Dani e a Laísla (ela veio ano passado). Cidade: Berlim. Eu simplesmente me encantei pela cidade... É muito linda!! E sei lá.. Tem uma energia diferente. Parece que a cada ponto da cidade vc encontra um pouco de história. Não que as outras cidades não tenham história tb, mas lá parece que essa história é mais forte. A cidade foi praticamente totalmente destruída!! A maioria dos monumentos que existem hj foram reconstruídos. Mas o mais legal é a mistura entre monumentos históricos e modernidade. Vc anda na rua e de repente se depara com dois monumentos totalmente contrastantes. Berlim parece uma cidade em constante movimento.

















Ainda em Berlim, fizemos uma visita muito legal em um Campo de concentração, o Sachsenhausen. Lá era um campo mais de trabalho, e não de extermínio. No começo, ele recebia mais prisioneiros políticos e de interesse para o estado. Mas com o aumento da loucura “hitleriana”, ele começou a receber tds os tipos. E ao passar do tempo, foi construída uma câmara de gás, pois começou a ficar inviável levar os prisioneiros pra Auschwitz, que ficava na fronteira com a Polônia. Foi uma visita muito legal, n pagamos nada e foi em espanhol... (entendemos td). Mas foi bem forte.. todo tempo vc fica imaginando o sofrimento daqueles que ali estiveram.. inclusive dos próprios guardas. Para os prisioneiros e para alguns guardas foi um destino sem alternativas.. sem escolhas. Isso deixa um pouco de reflexão sobre nós.. Sempre recebemos ordens.. em todos os momentos... Mas nunca paramos pra pensar se aquilo realmente tem fundamento.  Simplesmente aceitamos e continuamos seguindo “o fluxo”... Seguindo o b-a-b daqueles que têm o poder. Não temos escolha?





Enfim... reflexões de lado.. Vi que os alemães são um povo que estão sempre querendo “tentar recuperar” sua imagem. Vi eles como um povo muito legal que simplesmente deseja que o mundo n os associe mais a essa imagem horrenda. Pra mim, pelo menos, eles conseguiram.
                                                                        

Outra cidade muito legal que fomos foi Bruxelas. Mas essa foi uma viagem entre 10 pessoas: 6 brasileiros, 2 espanhóis, 1 tunisiano e 1 francês. Alugamos dois carros e “partimos”.. Foi muito legal, apesar de ter rolado alguns pequenos estresses. Muito difícil encontrar algo que agrade 10 pessoas de 4 nacionalidades diferentes ao mesmo tempo. Isso foi muito legal, por outro lado. Nós, os brasileiros, preferíamos nos separar e marcar um ponto de encontro depois, já os outros não; eles queriam ficar juntos!! Para eles o que interessava era o grupo. Turismo? Qualquer coisa tá bom!! É... Culturas diferentes.. modos de pensar diferentes.

Bem, Bruxelas e Bruges ficam na Bélgica e fizemos coisas belgas. Comemos o wafer famoso de Bruxelas, compramos chocolate belga, tomamos cerveja belga (tem de cereja e framboesa tb!!! Muito boas por sinal), fizemos passeio de barco pelos canais de Bruges (um ótimo lugar pra ir com o esposo/namorado), visitamos a sede da Comissão Européia em Bruxelas, vimos o Manneken Pis ( a fonte do menininho que mija) em Bruxelas.

Manneken Pis - Bruxelas

Galeria St. Hubert - Bruxelas

Notre -Dame - Bruxelas


Bruxelas


Atomium - Bruxelas


Bar - Bruxelas


Bruxelas
Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges
Bruges

 
O último destino foi Amsterdã, Holanda. É!! Tudo que imaginamos de Amsterdã é verdade!! Só que um pouco ainda mais exagerado. O primeiro dia em Amsterdã, estacionamos o carro na rua que era gratuita depois de 00:00!!! Amsterdã é feita para as bicicletas. Carro? Só se vc quiser gastar muito dinheiro.. a não ser que vc tenha o Hedi (tunisiano) no grupo. Ele achou um estacionamento que pagávamos 6 euros/24 hrs, o que é absurdo de barato. Para estacionar no Centro, vc paga em torno de 50 euros/24 hrs!!!!!!!!!!!! Na manhã do dia seguinte deixamos o carro lá. Mas voltando ao momento da chegada, descemos do carro e começamos a caminhas, conhecer. Estávamos onde? No bairro Red Lights ( Luzes vermelhas). Pra quem não sabe, esse bairro de Amsterdã é aquele onde ficam as prostitutas. A prostituição é legalizada na Holanda e as moças que trabalham nesse ramo ficam expostas como verdadeiras mercadorias!! Isso mesmo!! Vc passa e pode escolher pela vitrine da loja qual que vc quer. Acho q essa foi a coisa mais louca que já vi em toda minha vida!!! É expressamente proibido tirar fotos delas. Então.. imaginem mulheres semi-nuas rebolando na vitrine e dando thauzinho e te chamando.. (mais os homens, na verdade). Sinistro!!
Outra coisa sinistra é a droga em Amsterdã. Vc tá andando na rua e de repente vc vê uma lojinha que vende vários produtos alucinógenos. (oriundos apenas da maconha e do cogumelo). Mas se vc n gosta disso, vc pode tomar um cafezinho na esquina. Mas no café tem cardápio de Maconha!! RSS... Claro que há os lugares específicos, não são todos os cafés da cidade. Somente os CoffeShops. E mesmo neles, cd pessoa só pode adquirir no máximo 5 gramas e não vendem bebidas alcoólicas. A cidade toda tem o ar de maconha!!







Mas o mais legal de Amsterdã é que lá é muito lindo!!! Casinhas holandesas, com canais por toda a cidade... E no outono é lindo demais!!!! Folhas secas amarelas, vermelhas e verdes.. Além de que vc pode andar por toda cidade de bike!!! Foi legal d+++.. Alugamos bicicletas por 24 hrs e fizemos tudo assim.. muito bom!! E houve uma ligação de viagens; lá tem o museu da Anne Frank, que foi uma menina de 13 anos que ficou escondida com a família na casa de um amigo pra fugir dos nazistas, ela escreveu um diário contando o cotidiano da família, como era sobreviver escondidos e tb dá uma perspectiva sobre a Guerra. Infelizmente, os nazistas descobriram o esconderijo e foram tds levados para Auschwitz, o pai foi o único sobrevivente e qd retornou para casa, um empregado lhe deu o diário da filha que havia ficado. Ele o transformou em livro e é um dos mais vendidos do mundo. Provavelmente, vc já o leu.:)

Bom... fico hj por aqui! Dei uma sumida, mas além das férias os dias anteriores foram bem difíceis... Mas tentarei sempre atualizar o mais rápido possível.

Bises!! :*

Um comentário:

  1. Brisinha, vc é demais e eu só te amo mais e mais. Não deixe de atualizar esse blog sempre pois é um documentário que informa-no muito. Bjossss

    ResponderExcluir