sábado, 27 de novembro de 2010


Desculpem me o mal costume, mas ontem eu vi neve pela primeira vez!!! hihi
Na verdade, foi beeeem pouquinho, nada demais. Acho que deve ter nevado uns 20 minutos e os flocos eram bem pequenininhos.. Mesmo assim, foi emocionante... rs
O frio não é nada legal, mas ver a neve foi!
Mas os jornais dizem que isso é bastante precoce pra essa época do ano. Mas que não é nada de alarmante.

Essa semana foi a Semaine Skult aqui na escola. Cada dia, tiveram coisas diferentes, como degustações e shows. Na segunda, fui na degustação da Enologia e ontem, sexta, na da Chocolatologia.. huahua

Nunca coloquei fotos da Escola. Abaixo tem umas de um mês atrás, mais ou menos. Ainda tinha folhas nas árvores. Agora, à medida que a temperatura baixa, fica cada vez mais feio.. :(


Essa é a Escola vista do lado de fora
A Escola por dentro.

Esse prédio à esquerda é onde eu moro. 
Outono é assim.. muito lindo!

O inverno já está chegando... fica assim.... Sem folhas.. Pelo menos, a Lua continua linda...
Muuito legal! E na quarta teve um "Concerto", tipo um acústico. Mas o mais legal foi que depois teve um showzinho improvisado... de rock!!
Nossa!! Foi muito bom! Fazia tempo que n escutava instrumentos de verdade.. isso foi muito legal mesmo!
E o mais legal, é que eles n tinham baxista e o Xandão foi tocar!! Muito bommm..
O mais sinistro é que, por exemplo o guitarrista, ele tem muita cara de nerd, mas ele toca d+++! Foi impressionante! Outro menino lá, ele é tipo o louco da Ponts, sempre faz gracinhas e loucuras, é um dos que ficam pelados nas festas.. Toca muito bem bateria. Ainda tinha um no trompete, outro no sax e um bom vocalista!!

É.. além de super inteligentes e loucos, eles são músicos!!.. O negócio não é brincadeira n!


huahua.. Xandão no baixo!! 

Representando



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Não tem jeito!! De tempos em tempos vou mesmo dar uma sumidinha. rs
É que essa semana foi a Semaine Européenne (Semana Européia). Essa é uma semana que os alunos podem fazer um curso em outra escola. As escolas de engenharia se organizam e dão cursos de uma semana. Então, estudantes podem fazer cursos em outras escolas, inclusive de outros países da Europa. Porém, nem td são flores. Nós, estrangeiros em busca do duplo diploma, não podemos ir pra fora da França. Imagino que eles fazem isso pra dar oportunidade para os franceses conhecerem outros lugares, já que nós já estamos conhecendo. :) 
Pelo menos, o meu curso foi em Paris, então pude aproveitar mais um pouquinho da vida parisiense.. E esquecer um pouco dessa isolação de Champs-sur-Marne.
Eu e a Jana comendo um crap do grego
Jana e Xandão

Choriço, direto da Alemanha

Uma coisa muito legal que fiz essa semana foi o passeio de barco no rio Sena. Pra quem não sabe, esse é o rio que corta Paris. Há vários passeios de barco, vc paga e passeia, simples...rss.. Mas alguns passeios são mais legais, como a Festa do Bateau (barco em francês), é tipo uma boite num barco. Ainda não fui nesse.. O que fizemos sexta (23 pessoas) foi ir num jantar no bateau.. Muitíssimo legal. O tempo é curto, só uma hora de passeio, mas o jantar é uma delícia e vale o preço.
Bateau!!!

nhamnham... muito bom!


Galera

A Jana olhando pra Torre



Ah.. uma coisa que fiquei muito querendo comentar por aqui, foi a nossa Parrainage, que nada mais é que o trote deles daqui.. Sinistro!!!!
Se vc acha demais o nosso trote brasileiro, é porque vc n conhece o daqui.
Primeiro, eles se dividem em famílias (grupos). O nosso foi o dos brasileiros veteranos. E fomos o único grupo de estrangeiros.. muito legal.. Eu nada sabia até 10 minutos antes. Foi muito bem bolado. O pessoal veterano só nos disseram pra colocarmos a nossa pior roupa e ir pra Escola. Chegando lá tinha uma fila e uma menina anotando com canetinha o número do nosso quarto na nossa cara (coisa que vcs vão entender mais tarde). Aí, fomos guiados pra uma sala completamente escura e de repente...As luzes se ascenderam... Mil e uma coisas começam a ser jogadas na gente.. Ovos, comidas estragadas, coisas ainda não identificadas.. E enquanto íamos sendo fuzilados por td isso, tínhamos que procurar no chão, um plástico com o nosso nome dentro. Quando nos demos por si, tinha uma meia volta de cadeiras na sala.. que eram as famílias. E dentro do envelope tinha uma charada.. Pra adivinhar cada charada vc tinha que beber/comer coisas estranhas.. O negócio é que brasileiro é um povo muito legal e os meninos pegaram bem de leve.. Quanto aos franceses.... bem.. sem comentários.. Só pra vcs terem idéia, tinha uns baldes gigantes pela sala que era pra quem n aguentava.. vomitar!! Isso qd a pessoas n segurava e vomitava ali no chão msm... Agora.. sabe o número do quarto? Então.. É pra se caso vc ficar inconsciente, eles te levarem pra casa.. ....

Mesmo escrotos eles ainda têm a responsabilidade.. E com muita organização!! rs


Aí umas fotinhas...

Tentando descobrir

eca

Eu tive que beijar o peixe

Não é macarrão.. É repolhooooo


Pra variar.. elefantinho



Desligaram a água quente.. Banho na água a 5 graus... O cheirinho de café ainda ficou..


Bjinhos

domingo, 7 de novembro de 2010

Viagens

Acho que uma das melhores coisas de estar aqui é a facilidade de viajar. É impressionante como que uma viagem de 2/3 hrs pode te levar pra um lugar totalmente diferente, com uma cultura diferente, língua diferente, povo diferente.
Semana passada foram as férias de outono. O que é extremamente bizarro. Pois nossas aulas começaram em outubro e com menos de um mês já temos férias!!.. Enfim, como não somos nada bobos, viajamos .. e muito!
O primeiro país foi Alemanha. Essa foi uma viagem organizada pela própria escola. Tem tipo um grêmio que faz um pouco de tudo por aqui. E todo ano eles organizam viagens que saem por um preço bastante em conta, bem mais barato do que vc pagaria indo por conta própria. Mas é meio independente. Chegando lá, cada um faz o que bem entender. Fomos eu, a Dani e a Laísla (ela veio ano passado). Cidade: Berlim. Eu simplesmente me encantei pela cidade... É muito linda!! E sei lá.. Tem uma energia diferente. Parece que a cada ponto da cidade vc encontra um pouco de história. Não que as outras cidades não tenham história tb, mas lá parece que essa história é mais forte. A cidade foi praticamente totalmente destruída!! A maioria dos monumentos que existem hj foram reconstruídos. Mas o mais legal é a mistura entre monumentos históricos e modernidade. Vc anda na rua e de repente se depara com dois monumentos totalmente contrastantes. Berlim parece uma cidade em constante movimento.

















Ainda em Berlim, fizemos uma visita muito legal em um Campo de concentração, o Sachsenhausen. Lá era um campo mais de trabalho, e não de extermínio. No começo, ele recebia mais prisioneiros políticos e de interesse para o estado. Mas com o aumento da loucura “hitleriana”, ele começou a receber tds os tipos. E ao passar do tempo, foi construída uma câmara de gás, pois começou a ficar inviável levar os prisioneiros pra Auschwitz, que ficava na fronteira com a Polônia. Foi uma visita muito legal, n pagamos nada e foi em espanhol... (entendemos td). Mas foi bem forte.. todo tempo vc fica imaginando o sofrimento daqueles que ali estiveram.. inclusive dos próprios guardas. Para os prisioneiros e para alguns guardas foi um destino sem alternativas.. sem escolhas. Isso deixa um pouco de reflexão sobre nós.. Sempre recebemos ordens.. em todos os momentos... Mas nunca paramos pra pensar se aquilo realmente tem fundamento.  Simplesmente aceitamos e continuamos seguindo “o fluxo”... Seguindo o b-a-b daqueles que têm o poder. Não temos escolha?





Enfim... reflexões de lado.. Vi que os alemães são um povo que estão sempre querendo “tentar recuperar” sua imagem. Vi eles como um povo muito legal que simplesmente deseja que o mundo n os associe mais a essa imagem horrenda. Pra mim, pelo menos, eles conseguiram.
                                                                        

Outra cidade muito legal que fomos foi Bruxelas. Mas essa foi uma viagem entre 10 pessoas: 6 brasileiros, 2 espanhóis, 1 tunisiano e 1 francês. Alugamos dois carros e “partimos”.. Foi muito legal, apesar de ter rolado alguns pequenos estresses. Muito difícil encontrar algo que agrade 10 pessoas de 4 nacionalidades diferentes ao mesmo tempo. Isso foi muito legal, por outro lado. Nós, os brasileiros, preferíamos nos separar e marcar um ponto de encontro depois, já os outros não; eles queriam ficar juntos!! Para eles o que interessava era o grupo. Turismo? Qualquer coisa tá bom!! É... Culturas diferentes.. modos de pensar diferentes.

Bem, Bruxelas e Bruges ficam na Bélgica e fizemos coisas belgas. Comemos o wafer famoso de Bruxelas, compramos chocolate belga, tomamos cerveja belga (tem de cereja e framboesa tb!!! Muito boas por sinal), fizemos passeio de barco pelos canais de Bruges (um ótimo lugar pra ir com o esposo/namorado), visitamos a sede da Comissão Européia em Bruxelas, vimos o Manneken Pis ( a fonte do menininho que mija) em Bruxelas.

Manneken Pis - Bruxelas

Galeria St. Hubert - Bruxelas

Notre -Dame - Bruxelas


Bruxelas


Atomium - Bruxelas


Bar - Bruxelas


Bruxelas
Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges

Bruges
Bruges

 
O último destino foi Amsterdã, Holanda. É!! Tudo que imaginamos de Amsterdã é verdade!! Só que um pouco ainda mais exagerado. O primeiro dia em Amsterdã, estacionamos o carro na rua que era gratuita depois de 00:00!!! Amsterdã é feita para as bicicletas. Carro? Só se vc quiser gastar muito dinheiro.. a não ser que vc tenha o Hedi (tunisiano) no grupo. Ele achou um estacionamento que pagávamos 6 euros/24 hrs, o que é absurdo de barato. Para estacionar no Centro, vc paga em torno de 50 euros/24 hrs!!!!!!!!!!!! Na manhã do dia seguinte deixamos o carro lá. Mas voltando ao momento da chegada, descemos do carro e começamos a caminhas, conhecer. Estávamos onde? No bairro Red Lights ( Luzes vermelhas). Pra quem não sabe, esse bairro de Amsterdã é aquele onde ficam as prostitutas. A prostituição é legalizada na Holanda e as moças que trabalham nesse ramo ficam expostas como verdadeiras mercadorias!! Isso mesmo!! Vc passa e pode escolher pela vitrine da loja qual que vc quer. Acho q essa foi a coisa mais louca que já vi em toda minha vida!!! É expressamente proibido tirar fotos delas. Então.. imaginem mulheres semi-nuas rebolando na vitrine e dando thauzinho e te chamando.. (mais os homens, na verdade). Sinistro!!
Outra coisa sinistra é a droga em Amsterdã. Vc tá andando na rua e de repente vc vê uma lojinha que vende vários produtos alucinógenos. (oriundos apenas da maconha e do cogumelo). Mas se vc n gosta disso, vc pode tomar um cafezinho na esquina. Mas no café tem cardápio de Maconha!! RSS... Claro que há os lugares específicos, não são todos os cafés da cidade. Somente os CoffeShops. E mesmo neles, cd pessoa só pode adquirir no máximo 5 gramas e não vendem bebidas alcoólicas. A cidade toda tem o ar de maconha!!







Mas o mais legal de Amsterdã é que lá é muito lindo!!! Casinhas holandesas, com canais por toda a cidade... E no outono é lindo demais!!!! Folhas secas amarelas, vermelhas e verdes.. Além de que vc pode andar por toda cidade de bike!!! Foi legal d+++.. Alugamos bicicletas por 24 hrs e fizemos tudo assim.. muito bom!! E houve uma ligação de viagens; lá tem o museu da Anne Frank, que foi uma menina de 13 anos que ficou escondida com a família na casa de um amigo pra fugir dos nazistas, ela escreveu um diário contando o cotidiano da família, como era sobreviver escondidos e tb dá uma perspectiva sobre a Guerra. Infelizmente, os nazistas descobriram o esconderijo e foram tds levados para Auschwitz, o pai foi o único sobrevivente e qd retornou para casa, um empregado lhe deu o diário da filha que havia ficado. Ele o transformou em livro e é um dos mais vendidos do mundo. Provavelmente, vc já o leu.:)

Bom... fico hj por aqui! Dei uma sumida, mas além das férias os dias anteriores foram bem difíceis... Mas tentarei sempre atualizar o mais rápido possível.

Bises!! :*