Tenho certeza que muita gente aí no Brasil fica: aiiiii!!! França!! Que sonho!!
Realmente, muita coisa aqui parece um sonho.
Como Paris e todos os seus monumentos históricos. É muito legal e ao mesmo tempo irreal, dizer: "ah!! To indo ali agora fazer um pic nic na Torre Eiffel." rs.. Ou: "Vamos fazer compras em Paris!"... Ou ainda: "Vamos viajar pra Alemanha semana que vem!".
A cultura é bem forte aqui. Qualquer francês sabe te desenhar o mapa inteiro da Europa e sabe tudo da história francesa. Quanto à nós... Só mesmo quem se interessa muito por história.
Outra coisa muito legal que não tem muito por aí, é que eles priorizam bastante o esporte. Na École aqui, tem um escritório especializado só em esportes. Você pode escolher qual esporte vc quer fazer, de uma lista gigantesca. Natação, volei, futebol, handebol, escalada, dança, equitação, rafting... e todo mundo faz. Não como no Brasil, (pelo menos na escola de engenharia da UFMG), que todo mundo fica bitolado no seu pequeno mundinho. Aqui eles sempre fazem festa, toda semana são 2, na segunda e na quarta. Na verdade, não são FESTAS, mas tem um bar na École que o pessoal vai pra lá, conversa, dança, joga totó, sinuca... só mesmo pra dar uma descontraída.. uma descarregada.
As sobremesas aqui são deliciosaaaasss.... É o que eles têm de melhor.rsss. E os queijos e vinhos também são muuito bons. Mas aquele queijinho de minas..aiii saudade...
Bom, mas nem tudo são flores. E como tudo, é sempre o lado negativo que conta mais.
Primeiro, esse papo que os franceses fedem.. bem ... é a mais PURA VERDADE!! E é muito!! Claro que não são todos, mas a maioria. Até hoje não senti nada dos famosos perfumes franceses. Os perfumes que sinto aqui, quero distância!!! rss... Na verdade, eles tomam banho sim, mas usam a mesma roupa várias vezes seguidas.
Os franceses são meio doidos (sempre lembrem que não são todos), mas, como eu já disse antes, eles não nos cumprimentam algumas vezes e eles ficam muito loucos em festas. Eles bebem demaisss...
E acho que uma das piores coisas pra gente (brasileiros) é a comida. Almoçamos no restaurante universitário. Lá você tem, a cada dia, 4 opções diferentes de pratos (uma pasta e 3 carnes) e 3 acompanhamentos diferentes. Aqui não existe feijão!!! Só mesmo verde na salada (sinistro). E arroz é de vez em quando (quando isso acontece, é muito bom!!). Mas todo dia tem o steak hache (um hamburguer grande sem gosto e que geralmente sangra) e batata frita. Tem uma mesa de salada bem variada (umas coisas meio com molho estranho). Uma mesa com váriasss sobremesas (mas pego muito de vez em quando porque são meio caras). E pão, água. katchup, maionese e mostarda (tudo hellmans), vinagre, azeite e outros molhos são tudo de graça!
Então quando vc tem dúvida ou medo das carnes, vc come um acompanhamento, um steak hache e batata frita! Aí está a explicação porque muitos de nós ficam gordos!!
Ah!! E sabe aquela coisa que temos no Brasil de que o cliente tem sempre a razão? rss.. saudadess.. Aqui isso não existe!!! São pouquíssimos os lugares que os comerciantes pensam assim. Me explicaram que é porque aqui os comerciantes se acham numa classe superior à das pessoas normais e que estão prestando um favor à nós!! Bem.. mas tudo é uma questão de costume.
É por isso que gente... deêm muito valor ao Brasil!! Pois ele é o melhor lugar do mundo!!!!
Bjkss
brisa, vi o link do seu blog no orkut da nena e resolvi entrar! saudade de vc e do resto do pessoal! gostei de saber todos os detalhes da frança e vou continuar visitando aqui sempre! a sala ficou desfalcada sem vcs! qdo vierem pra cá dêem notícia!
ResponderExcluirbeijos
Força aí amiga!!
ResponderExcluirA saudade dói,mas o conhecimento que vc está adquirindo aí te recompensa!
Saudades!
Fica com Deus!
te amoo thuka!