terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um dia muito triste

Hoje foi o dia mais triste desde que cheguei aqui, e também um dos dias mais tristes da minha vida.

Por mais que leia em noticiários, ou nos e-mails que estou recebendo, não dá pra acreditar que a Ana faleceu. Simplesmente não dá. Tá doendo muito. Queria muito poder acordar e tudo voltar ao normal. Como assim??

Peço a Deus que esteja com toda sua família... Com o Newton, com a Edilene, com o Vini's.
Que Deus lhes dê muita força pra seguir adiante.

Com certeza o mundo ficou mais triste. Ele perdeu muita coisa.
Perdeu um sorriso lindo, radiante...
Perdeu uma das risadas mais gostosas....
Perdeu uma engenheira promissora e competente.
Perdeu uma humorista nata.
Perdeu um coração de ouro.
Perdeu uma das melhores intérpretes de Samba da Bênção de Vinícius de Moraes.

Perdemos.. Perdi...



Acho que todos nós mineiros estamos nos sentindo de mãos atadas aqui. Inúteis.
Tenho certeza que se houvesse alguma maneira, iríamos todos correndo pro Brasil..agora.
Faltam abraços....aqui e aí.

Espero que daqui um tempo, consigamos substituir essa tristeza tão grande que sentimos agora pelos bons sentimentos que a Ana nos ensinou...

Como qd ela cantava essa música..

"
É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão, não se faz um samba não

...
...

Fazer samba não é contar piada
E quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração
Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
A tristeza tem sempre uma esperança
De um dia não ser mais triste não
...

A vida não é brincadeira, amigo
A vida é arte do encontro
Embora haja tanto desencontro pela vida
Há sempre uma mulher à sua espera
Com os olhos cheios de carinho
E as mãos cheias de perdão
Ponha um pouco de amor na sua vida
Como no seu samba
"



Que Deus te acompanhe, Ana...

Muitas saudadessss

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hábitos franceses

Tenho certeza que muita gente aí no Brasil fica: aiiiii!!! França!! Que sonho!!

Realmente, muita coisa aqui parece um sonho.
Como Paris e todos os seus monumentos históricos. É muito legal e ao mesmo tempo irreal, dizer: "ah!! To indo ali agora fazer um pic nic na Torre Eiffel." rs.. Ou: "Vamos fazer compras em Paris!"... Ou ainda: "Vamos viajar pra Alemanha semana que vem!".







A cultura é bem forte aqui. Qualquer francês sabe te desenhar o mapa inteiro da Europa e sabe tudo da história francesa. Quanto à nós... Só mesmo quem se interessa muito por história.






Outra coisa muito legal que não tem muito por aí, é que eles priorizam bastante o esporte. Na École aqui, tem um escritório especializado só em esportes. Você pode escolher qual esporte vc quer fazer, de uma lista gigantesca. Natação, volei, futebol, handebol, escalada, dança, equitação, rafting... e todo mundo faz. Não como no Brasil, (pelo menos na escola de engenharia da UFMG), que todo mundo fica bitolado no seu pequeno mundinho. Aqui eles sempre fazem festa, toda semana são 2, na segunda e na quarta. Na verdade, não são FESTAS, mas tem um bar na École que o pessoal vai pra lá, conversa, dança, joga totó, sinuca... só mesmo pra dar uma descontraída.. uma descarregada.

As sobremesas aqui são deliciosaaaasss.... É o que eles têm de melhor.rsss. E os queijos e vinhos também são muuito bons. Mas aquele queijinho de minas..aiii saudade...

Bom, mas nem tudo são flores. E como tudo, é sempre o lado negativo que conta mais.

Primeiro, esse papo que os franceses fedem.. bem ... é a mais PURA VERDADE!! E é muito!! Claro que não são todos, mas a maioria. Até hoje não senti nada dos famosos perfumes franceses. Os perfumes que sinto aqui, quero distância!!! rss... Na verdade, eles tomam banho sim, mas usam a mesma roupa várias vezes seguidas.

Os franceses são meio doidos (sempre lembrem que não são todos), mas, como eu já disse antes, eles não nos cumprimentam algumas vezes e eles ficam muito loucos em festas. Eles bebem demaisss...

E acho que uma das piores coisas pra gente (brasileiros) é a comida. Almoçamos no restaurante universitário. Lá você tem, a cada dia, 4 opções diferentes de pratos (uma pasta e 3 carnes) e 3 acompanhamentos diferentes. Aqui não existe feijão!!! Só mesmo verde na salada (sinistro). E arroz é de vez em quando (quando isso acontece, é muito bom!!). Mas todo dia tem o steak hache (um hamburguer grande sem gosto e que geralmente sangra) e batata frita. Tem uma mesa de salada bem variada (umas coisas meio com molho estranho). Uma mesa com váriasss sobremesas (mas pego muito de vez em quando porque são meio caras). E pão, água. katchup, maionese e mostarda (tudo hellmans), vinagre, azeite e outros molhos são tudo de graça!

Então quando vc tem dúvida ou medo das carnes, vc come um acompanhamento, um steak hache e batata frita! Aí está a explicação porque muitos de nós ficam gordos!!

Ah!! E sabe aquela coisa que temos no Brasil de que o cliente tem sempre a razão? rss.. saudadess.. Aqui isso não existe!!! São pouquíssimos os lugares que os comerciantes pensam assim. Me explicaram que é porque aqui os comerciantes se acham numa classe superior à das pessoas normais e que estão prestando um favor à nós!! Bem.. mas tudo é uma questão de costume.

É por isso que gente... deêm muito valor ao Brasil!! Pois ele é o melhor lugar do mundo!!!!

Bjkss

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SAUDADE

Sexta passada foi a festa da escola. É tipo uma festa que todo mundo meio que espera o ano inteiro. Foi bem organizada e tals... tava todo mundo lá!! Mas eu fiquei triste.. Deu uma tristeza... Uma saudade..
No sábado acordei assim tb e domingo também. 
É assim.. de repente que a saudade bate. Quando a gente menos espera.
É que aqui é tudo tão diferente... É muito estranho n ter ninguém da sua família por perto. Acho que dos estrangeiros, somos o que temos a situação mais difícil. Nossa família tá tão longe... Hoje mesmo, estou aqui agora escutando pelo skype Pedro, meu irmão, tocar violão, algo que era tão natural (às vezes até enjoativo..rs)... mas que agora é tão mágico...dá uma saudade que até dói..
Dá uma vontade de ficar com eles.. De voltar rapidinho só pra dar uma abraço e saber como eles estão.


Não só a família, mas tb o namorado...os amigos.... 
Bem.. nem precisa dizer né?


Uma das pessoas que estão aqui que tá sentindo algumas dificuldades é a Jana...
Mas domingo conversamos muito... E também depois de uma conversa por e-mail com minha amigona lindona Paulinha, sabemos que tudo é no tempo de Deus.
Que é Ele quem dita as regras... e que se estamos aqui não é por acaso e nem a toa.


Então... gente... a saudade dói. Mas o tempo passa e o aprendizado fica. Daqui um tempinho, estaremos de volta, e como diz Meio Kilo, ainda temos tempo demais aí pra frente pra ficarmos juntinhossss...


E pra comemorar esse post, vou postar fotos de ANTES... dos dias no Brasil antes de vir pra cá..

















Bjoks e saudadess

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bom... hoje tive meu primeiro dia de aula mesmo.

Aprendi que aqui se você tem um professor que explica bem, vc tem que agradecer aos céus. Nossa!! A maioria dos professores aqui dão uma aula que mais se parece com um mantra. Vc vai ouvindo, ouvindo... aquilo vai entrando na sua mente..até que vc chega em um estado de meditação profunda e....dorme! rsss... É verdade! Às vezes o sono é mais forte que vc... impressionante.

Muita saudade dos professores da engenharia do Brasil.!! (pelo menos de alguns).

E quando eles não são tão monótonos, eles são espertos demais... Falam quase que numa velocidade supersônica. Nós, estrangeiros, ficamos desesperados, sem entender quase que nada. Isso aconteceu na minha segunda aula de hoje (Économie de l’environnement).

Mas alguns professores, se vc os lembra que há estrangeiros na sala, que diminuem a velocidade e são bem compreensivos (mas poucos).

É.... aqui tem estudantes de vários lugares do mundo!!!

Tunísia, Marrocos, Romênia, Espanha, Portugal, Argentina, Itália, China, Japão, Vietnã, Canadá.

Acaba que os estrangeiros fazem amizade entre si. É muito mais fácil! Eles são legais e estão na mesma situação que vc, então... Já os franceses não são muito cordiais. São poucos que vem conversar com vc (na verdade, quase que nenhum); mas vários são bem legais quando vc puxa assunto. Mas acontece sempre de vc conversar com um francês hj e ele praticamente contar a vida dele (pouco de exagero) e no outro dia, ele fingir que nem te conhece. Triste, não? Mas vc se acostuma.

O único francês que se tornou realmente nosso amigo e que podemos dizer que é da turma, é o Lucas. Ele é muuito legal e ainda tem paciência de nos explicar certas coisitas. (algo extremamente difícil entre eles). Ele tem uma cabeça muito aberta, já morou na China, então, imagino que ele saiba um pouco como é ser o estrangeiro.

Abaixo tem umas fotos do aniversário da Débora, que fizemos aqui. Tem o Lucas, todos os brasileiros e o Jean Philipe, que é canadense e tb “é da turma”. Ah!! E é esse meu quarto!! A Jana linda que divide comigo (dos óim puxado). 







segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Minha idéia era de fazer esse blog assim que chegasse, de forma a deixar todo mundo a par de tudo, quase que em tempo real. Bom, mas isso foi e é impossível.

Primeiro vou falar o nome de todos os brasileiros que vieram comigo pra facilitar o entendimento das coisas. De BH vieram 7: Eu, Janaína (que eu divido quarto), Daniela, Débora, Alexandre, Carlos e Felipe. De SP vieram 6: Renato, Elisa, Marina, Caio, Leandro e Rodrigo.

Quando cheguei aqui, foi tanta coisa de uma só vez que não tava com tempo nem de conversar direito com minha família. Assim que cheguei, morei uma semana em Paris pra fazer um estágio de francês. Era pra ter sido duas semanas, mas a Capes (que é quem nos fornece a bolsa) atrasou todos os esquemas. Morei na Cité Universitaire (Cidade Universitária), que é um alojamento para estudantes muito legal. São tipo que vários prédios de diferentes nacionalidades e alguns de várias nacionalidades juntas. Mas depois mudei pra Champs-sur-Marne, que é meio que na região metropolitana de Paris, tipo que 30/40 min de RER (metrô). Mas o bom daqui é que é 4 min da escola, é do lado mesmo.

Paris é muito legal!!! É tudo muito lindo!! Ainda não tive muito tempo de fazer muito turismo. Conheci mesmo acho que só o Louvre até agora dos pontos mais conhecidos. O resto só vi mesmo de longe ou passei em frente. Como a Torre Eiffel, a Notre-Dame, o Arco do Triunfo.






No primeiro final de semana viajei com a Escola pra o Sul da França pra tipo uma viagem de iniciação. Os veteranos organizam essa viagem para os novatos. É tipo um trote, só que bem mais pesado do que estamos acostumados. Os franceses bebem e ficam loucos!!! Fiquei bem surpresa. Pois sempre os imaginamos bem certinhos e civilizados. Mas é bem diferente do que pensamos. Mas vou deixar pra depois um detalhamento maior desse comportamento deles. 





O mês de setembro foi dividido entre viagens, aulas de francês e palestras sobre temas do meu departamento. Fiz uma viagem com o grupo de brasileiros (alguns veteranos) para a Normandia. Nas cidades de Étretat, Mont Saint Michel e Saint Malo. Étretat é maravilhosa!!! O mar é azuuulll e a erosão fez umas falésias sinistraas que lembra um elefante com a tromba no mar. Ficamos lá por uma tarde e depois fomos pra Saint Malo,que é uma cidade muita bonitinha e no outro dia fomos pro Mont Saint Michel, que é um monte com uma igreja e várias casinhas isolados pelo mar quando a maré fica cheia.













Depois dessas viagens, fiquei fazendo aulas de francês na Escola. Setembro é apenas uma preparação pro ano letivo. As aulas mesmo começarão amanhã, dia 04 de outubro. Cada departamento prepara uma viagem para seus alunos por uma semana, onde há palestras e visitas da área. O meu departamento (Ville, Transports et Environnement – Cidade, Transportes e Meio Ambiente) foi pra Estrasburgo, uma cidade na fronteira entre França e Alemanha, depois pra Friburgo (Alemanha), depois pra Bern e Genebra (Suíça). Eu e os brasileiros que fazem esse departamento ficamos mais dois dias em Genebra e fomos um dia antes pra Estrasburgo. Foi bem legal!

Bom, depois falo mais um pouquinho.....